Home » Categorias: Blog, Noticias - Visita a Vallauris através da INTELI

Visita a Vallauris através da INTELI


access_time 8,Outubro,2010


Portugal através da INTELI, participou na mostra de boas práticas em Abruzzo – Itália, e agora em Outubro em Vallauris – França com uma comitiva de 3 membros fundadores da Associação de Cerâmica Contemporânea de Autor“colectivo 3Cês”. Tendo recebido na região do Oeste, em colaboração estreita com a Câmara de Alcobaça (parceiro do projecto), as comitivas dos municípios da Baia Mare e Turda – Roménia em Maio passado.

Visita olaria Dominique N.B- Vallauris

Galeria “AVEC” Vallauris

Visita a Galeria “Sassi , Milici ” – Vallauris

Visita a Escola Municipal de Cerâmica – Vaullauris

Visita a bienal de Vallauris

People

A INTELI – Centro de Inovação, em parceria com 12 municípios com forte especialização no sector da cerâmica e artesanato de Portugal, Hungria, França, Roménia, Eslovénia, Espanha e Grécia, encontra-se a desenvolver uma análise desta indústria a nível europeu e nacional. O objectivo traduz-se na preservação e revitalização deste património cultural, fazendo deste sector um motor do desenvolvimento das economias locais.
Trata-se de um trabalho focado na região do Oeste que pretende envolver todas as entidades que estão relacionadas com este sector de actividade: artesãos, empresas, associações representativas, centros de formação, institutos tecnológicos, etc.
Este trabalho encontra-se a ser levado a cabo num momento particularmente preocupante para o sector da cerâmica e de outras indústrias, na cena nacional e internacional, indo potencialmente demonstrar o valor e impacto destas empresas em Portugal e na Europa, quer por motivos de revitalização económica quer de desenvolvimento cultural e preservação das tradições locais.
Dado que a fiabilidade e o rigor do estudo depende largamente da capacidade de obter e tratar informação relevante, tal só é possível com a colaboração de todos os actores intervenientes no sector, em particular dos stakeholders de referência quer na formação, apoio ao empreendedorismo e inovação.
A troca de experiências e boas práticas entre as realidades de cada região envolvida no projecto, têm sido um dos meios mais eficazes para gerar dinâmicas de interacção na rede de municípios envolvidos, ao nível empresarial, talentos e institucional. Portugal através da INTELI, participou na mostra de boas práticas em Abruzzo – Itália, e agora em Outubro em Vallauris – França com uma comitiva de 3 membros fundadores da Associação de Cerâmica Contemporânea de Autor “colectivo 3Cês”. Tendo recebido na região do Oeste, em colaboração estreita com a Câmara de Alcobaça (parceiro do projecto), as comitivas dos municípios da Baia Mare e Turda – Roménia em Maio passado.
Os resultados previstos subdividem-se em três níveis:

  • Caracterização do sector da cerâmica e artesanato como indústria criativa a nível europeu.
  • Recomendações políticas e orientações estratégicas para o desenvolvimento do sector da cerâmica e artesanato como indústria criativa.
  • Apoio ao desenvolvimento do sector da cerâmica, com foco na região de Alcobaça


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *