Home » Categorias: Blog, Noticias - Reflexões sobre cerâmica criativa para 2018

Reflexões sobre cerâmica criativa para 2018


access_time 15,Janeiro,2018


cerâmica criariva

Caros colegas e amigos ceramistas

O ano 2018 é o décimo ano da constituição da associação “colectivo Três Cês”. Para mim é o décimo quinto ano ao contacto com a realidade da cerâmica criativa contemporânea em Portugal, a primeira mostra de cerâmica em S. Martinho do Porto tendo decorrido em 2003.

Percorrendo o passado nota-se uma óbvia evolução nem sempre positiva para todos infelizmente. Muitos colegas formados nos anos 90 desistiram por motivos diversos mas sobretudo por adequação entre os trabalhos oferecidos e do publico. Por outro lado não se encontra ainda um conjunto forte de criadores com identidade bem caracterizada. Os poucos colegas artistas estão espalhados pelo país e isolados. Neste contexto é difícil criar uma dinâmica com capacidade para chamar a atenção do publico como foi o caso nos primeiros anos da mostra de S. Martinho do Porto.

Todavia vislumbra-se hoje uma mudança animadora. Começa a surgir uma nova geração de ceramistas e artistas plásticos seduzidos pelas possibilidades do barro enquanto meio de expressão livre. Também revela-se uma preocupação maior da parte dos municípios para a actividade cerâmica devido ao recente progresso neste sentido da conjuntura europeia. Enfim, a artificialidade cada vez mais pronunciada da nossa sociedade está a despertar na faixa do publico mais critica do sistema um interesse renovado para autenticidade e sentido nos elementos a nossa volta.

É de esperar que num futuro próximo haja cada vez mais confluência entre produção dos autores e as espetativas de um publico com novas motivações.

Enquanto a nos , continuamos a nos empenhar em aproveitar oportunidades de divulgar as obras dos autores o nosso alvo prioritário sendo todavia a sensibilização do publico a través de eventos inter-ativos. È neste espírito que ocupamos o pequeno espaço de criação e exibição Casa Mestre João Santos em Alcobaça e que colaboramos com a câmara no próximo Bom dia Cerâmica 1-2-3 de Junho 2018. Enquanto a mostra em S. Martinho do Porto, fica ainda para ser confirmada.

A todos que se dedicam a cerâmica, desejamos um ano rico em aspirações e em divulgação bem sucedida..

Jean Ferrari



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *