Home » Categorias: Blog, Exposições - AZUL BLUE cerâmica contemporânea de Liliana de Sousa

AZUL BLUE cerâmica contemporânea de Liliana de Sousa


access_time 10,Junho,2019


Azul Blue contaminação do pensamento, exposição de cerâmica contemporânea de Liliana de Sousa em Alcobaça.

De 8 de Junho até 8 de Julho 2019, 9h ás 15h30 segunda a sexta.
Galeria5piso Rua Dr.Brilhante 20 Alcobaça -Portugal

Contaminação do pensamento

Azul, Cerúleo, Celeste, Cárdeo, Safira… São imensos, mas se algum se pode dizer que me contaminou o pensamento esse é mesmo o nosso azul “Azul de Alcobaça”. Desde sempre que me lembro das pequenas flores, das pinceladas certas, dos painéis enormes com grandes arcadas, perfeitamente simétricas… Lembro dos azulejos, da boneca e das tintas de água de muitas cores… Mas o azul, que que me enganava com a sua cor, esse ficou-me sempre na memória.

E agora em torno da cor desta memória, entre percurso, experiências, técnica, partilho em tom de azul estas vivências, também elas contaminadas deste potente, forte e indescritível azul de carácter marcante e extremamente contaminador.

As pastas são diversas , são fruto de uma pesquisa intensa experiencial na procura de cores, texturas e características físicas únicas e adequadas a cada projeto.

A imposição da cor não retira importância, a todas as formas, inclusive as de roda, pelo contrario; o processo construtivo parte das formas tradicionais, tendo como evolução do processo, a sua desconstrução.

A cor é um componente de alma e estas peças, mesmo quando não se vê.

O desafio era manter o meu registo, e o tema levou-me de certa maneira ao lado conceptual das vivências do passado e do presente.

As técnicas essas são ilimitadas, não me prendo por nada deste mundo, deixei a liberdade fluir, os projetos são amostras, testes de cor, á sua intensidade e a forma escolhida para apresentar, uma união entre cor e forma perfeita sem nunca esquecer a sua identidade contemporânea.

A cerâmica tem um processo profundo, melindroso, complexo que só a experiência e dedicação consegue alcançar sem erros.

E tudo este processo é sem duvida uma arte superior de sempre, para sempre, com valores inigualáveis.

(A autora Liliana de Sousa)

Parabéns Liliana

Liliana de Sousa é dos nossos, os que remam contra a corrente simplesmente porque a criatividade artística não segue a corrente, cria-a. Liliana é dos nossos porque fez e continua a fazer prova de determinação e da convicção que o acto criativo é sem duvida nenhuma a forma mais alta de expressão da natureza humana.

Todavia ela evita o risco do seu trabalho difundir-se em considerações conceituais em em lugar do conceito encontra-se uma aproximação direta, espontânea à natureza e à tradição através de uma leveza natural, (a subtileza poética da borboleta e da flor, da ave e da nuvem), leveza que permite Liliana exprimir a sua originalidade e comunicar com esta natureza eternal fonte de inspiração.

Inevitavelmente vais se tratar de uma forma de arte que se cristaliza em volta de uma simbiose natural com a corporalidade e a realidade sensível das formas e das cores. Não há nada de mais natural logo (que de) ver o azul do céu, o azul sempre, se contrapor aos verdes e amarelos da terra, ver as evocações das redondezas tormentadas das nuvens se sobrepor ás descrições pormenorizadas da vegetação. Dessa maneira as referências ao nosso mundo natural tornam-se pequenas metarmofosis espirituais que nos aproximam de um nível de ser em harmonia com o nosso universo planetário.

(Jean Dominique Ferrari)

+ Contactar e saber mais sobre Liliana de Sousa »



Os comentários estão fechados.