Home » Categorias: Blog, Noticias - Reflexões sobre a mostra de Cerâmica em S. Martinho do Porto

Reflexões sobre a mostra de Cerâmica em S. Martinho do Porto


Sábado , 5 , Agosto , 2017


Decorreu novamente durante 10 dias ( 01 a 09 de Julho 2017) a exposição de cerâmica em S. Martinho do Porto . Houve 10 participantes incluindo a galeria Spot Design de Alcobaça representando vários autores, dos quais João Quitéria.

Alem de ser um momento de convívio e de partilha foi uma altura alegre e descontraída de actividades com 2 rodas de oleiro a funcionar em permanência e colegas a trabalhar a modelação todos os dias sob o olhar curioso e atentos dos visitantes. As noites os filmes deram a ver a riqueza de possibilidades de utilização do barro.

Confirmou-se a mudança de atitude do publico cada vez mais interessado pelo processo criativo do que pelas compras . Será o nosso papel no futuro ao lado da nossa própria criação, o de introduzir as pessoas ao nosso universo criativo e ensinar técnicas?

Se o desejo de “fazer” se sobreponha ao desejo de “ter”, isto podia ser de facto um sinal de progresso na evolução do ser humano . Será que contribuímos involuntariamente a um despertar de consciência dos limites e dos erros de uma sociedade ultra consumista? Num tal contexto o próximo passo seria de compreender que adquirir uma obra de arte com significado não é uma compra qualquer mas o resultado da tomada de consciência que adquirir uma obra de arte é uma forma de contribuir a criar o nosso ambiente imediato e dar-lhe sentido . Quando Sergio Amaral se pintou a si próprio com engobes coloridos utilizados para as peças de cerâmica, percebeu-se a simbologia aludindo a criação de si próprio. Será que estamos a aproximar-nos de uma forma de expressão artística filosófica sem querer, de uma forma de cerâmica com sentido cuja dimensão e natureza fica ainda por descobrir?

A todos os meus votos de bem sucedida pesquisa.

Jean Dominique  Ferrari


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *